quinta-feira, 3 de março de 2016

Conteúdo do 1º bimestre para a turma 3007

Queridos alunos da turma 3007,

Estou publicando aqui, o conteúdo de Biologia do início do 1º bimestre (Ciclos Biogeoquímicos).
Espero que possam acessar e estudar.
Pretendo, na próxima quinta (10/03/16), ir ao CEPAR para ficar à disposição, se precisarem tirar dúvidas e receber explicações.
Estou aderindo à greve, mas gostaria de ficar em contato com vocês para que não sejam prejudicados.
Um abraço!

Fonte: Livro Bio - Volume Único - Sônia Lopes - Editora Saraiva - Imagens retiradas da Internet.
Ciclos Biogeoquímicos

A “mãe-Terra” empresta matéria para a organização do corpo dos seres vivos e essa mesma matéria será um dia devolvida ao ambiente pela ação dos decompositores ou na forma de resíduos metabólicos. Assim, a matéria poderá ser reciclada, ou seja, reutilizada na construção de matéria viva de outro ser vivo qualquer.
Esses movimentos cíclicos de elementos e substâncias, passando do mundo vivo para o mundo físico e vice-versa, constituem os Ciclos Biogeoquímicos.
Vamos estudar os ciclos do CARBONO, do OXIGÊNIO, da ÁGUA e do NITROGÊNIO.
 “Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.”


CICLO DO CARBONO
Presente na estrutura de todas as moléculas orgânicas, o carbono (C) é essencial para a vida.
Na natureza, o carbono encontra-se disponível para os seres vivos na forma de CO2 (gás carbônico), na atmosfera ou dissolvido na água. Através da fotossíntese, o CO2  é fixado e transformado em matéria orgânica pelos seres produtores. Os seres vivos perdem carbono através da respiração e na cadeia alimentar (ao servir de alimento).   Quando um ser vivo morre, o carbono é liberado nos detritos orgânicos. Os decompositores atuam sobre os detritos orgânicos liberando CO2 , que retorna à atmosfera.
 
 
Esquema do Ciclo do Carbono
 
DESEQUILÍBRIO NO CICLO DO CARBONO
As queimadas de florestas, o desmatamento, o envenenamento dos mares e principalmente a excessiva combustão do carvão e derivados do petróleo (combustíveis fósseis) constituem exemplos de atividades humanas que vêm provocando um considerável desequilíbrio no ciclo do carbono na natureza (efeito estufa). Alguns gases de efeito estufa são: CO2  (gás carbônico) e CH4  (metano).
 
CICLO DO OXIGÊNIO
O oxigênio molecular (O2) é indispensável à respiração aeróbia. É o segundo componente mais abundante na atmosfera, onde existe na proporção de cerca de 21%.
O oxigênio pode ser consumido da atmosfera através das seguintes vias:
-Atividade respiratória dos seres vivos aeróbios;
-Combustão;
-Degradação, principalmente pela ação de raios ultravioleta, com formação de ozônio (O3);
-Combinação com metais do solo (principalmente o ferro), formando óxidos metálicos.
O gás oxigênio é reposto na atmosfera principalmente através da fotossíntese, com destaque para a atividade do fitoplâncton marinho.
 
CICLO DA ÁGUA
A água é o composto mais abundante da matéria viva e a sua reciclagem é fundamental para a garantia de vida no planeta.
A água evapora-se das superfícies aquáticas e terrestres, formando as nuvens. Condensa-se e se precipita na forma de chuva, neve ou granizo (pedrinhas de gelo). No solo, a água pode percolar, isto é, atravessar as camadas do solo, atraída pela força da gravidade, e atingir o lençol freático, de onde chega até um rio, riacho ou mar.
Parte da água precipitada pode ser retida pelo solo e absorvida pelas plantas, por seu sistema radicular. Nos vegetais, a perda de água ocorre por transpiração, sudação ou transferência alimentar à cadeia de consumidores.
Os animais, por sua vez, participam do ciclo ingerindo água diretamente ou indiretamente através dos alimentos. O processo de eliminação é variável, podendo ocorrer através de urina, fezes, respiração, suor, etc.
 
CICLO DO NITROGÊNIO
O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.
O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica, nos solos e oceanos.
As plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob três formas: íon amônio (NH4+), íon de nitrito (NO2-) e íon nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação.
A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio é tóxico em grandes concentrações.
Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, como outros animais (vivos ou mortos).
 
 

 

 
 
 
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário